sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O meu Dia do Pijama

Há um ano escrevi sobre o Dia do Pijama. Mas este ano não consigo deixar passar esta data sem mencionar o assunto.

Existem em Portugal MILHARES de crianças institucionalizadas. Existem em Portugal MILHARES de crianças que por qualquer motivo se viram afastadas da sua família biológica. Imaginam os vossos filhos numa camarata, todas as noites, sem a história, sem o calor do abraço, sem o aconchego? Mas existem crianças, filhos e filhas de alguém que não têm o que os nossos filhos dão por garantido. Jamais estarei com as minhas palavras a por em causa o trabalho dessas instituições. Sem elas, estas crianças estariam ainda mais longe de saber o que é a normalidade. E, acredito com todas as minhas forças e a minha fé, que a maior parte destas crianças está melhor nestas instituições do que antes.

Mas, não seria possível estas crianças poderem ter a perspectiva do que é uma família? Não será um direito que lhes assiste crescerem numa família? Sim! Sim! Sim! É aqui que chegamos ao Dia Nacional do Pijama, iniciativa que tenta sensibilizar a população em geral para estes MILHARES de crianças institucionalizados e que tenta sensibilizar as crianças para a solidariedade de ajudarem outras crianças.

Faço a vénia. A minha gratidão voa para a Mundos de Vida. Voa para todas as instituições que acolhem estes MILHARES de crianças que são nossas crianças. Têm que ser nossas crianças! E a minha gratidão voa também para todas as pessoas que cuidam destes MILHARES de crianças e tentam diariamente que o seu dia-a-dia seja melhor. Para quem não sabe, existe um programa de acolhimento de crianças. É um programa temporário, que existe para que as crianças possam "esperar" pelo desfecho do seu "processo" numa família. Sabem como estes processos podem demorar? Ou a adopção, ou o regresso à família biologica podem demorar anos. E durante esses anos, estes MILHARES de crianças estarão numa instituição... Infelizmente V. N. Gaia ainda não está na lista de cidades com protocolo para famílias de acolhimento, mas acredito que seja uma questão de tempo para eu poder fazer a diferença... Até lá, participo como posso, escrevo aqui, falo com os meus amigos, dou a conhecer. Todas as vozes são poucas vozes para estes MILHARES de crianças. 

Obrigada Génios em Marcha! Obrigada! Porque na "Teia dos desejos" da minha vida existia um que dizia "encontrar a melhor escola e as melhores pessoas para o meu filho". E encontrei! O Pedro cresce numa casa, numa família, que se prolonga diariamente num espaço criado a pensar nele e nos seus amigos. E sei que quando dorme a sesta, existe alguém que o aconchega, tal como fazemos em casa... Todas as crianças têm direito a crescer numa família e, acrescento eu, a crescer numa escola como a vossa. Gratidão pura, Génios em Marcha! 

Mais informações aqui.

A reportagem do Porto Canal!!!! 

1 comentário:

  1. Ana acho que esta em aberto a minha hipotese de ainda ser mae. Tudo o que dizes e verdade...temos meninos institucionalizados la na escola, que sao retirados a familia por simples abandono. Porque nao sao maes e simples parideiras.

    ResponderEliminar